”As cenas da Alemanha Oriental que filmamos na Hungria” e “A Hungria tem uma tradição fabulosa no cinema, então vocês têm ótimas equipes de filmagem aqui e locações muito interessantes.” Helen Mirren

Gravação na Hungria

A Indústria Cinematográfica da Hungria

Através dos Olhos dos Grandes Cineastas

A indústria cinematográfica da Hungria tem uma história centenária. Ela nos deu cineastas mundialmente famosos, como Adolph Zukor, o fundador da Paramount Pictures, e Micahel Curtiz, o diretor de Casablanca. Desde 2004, quando o governo aprovou o reembolso de 20+5 por cento para a produção de filmes (agora 25%), a cada ano mais e mais filmes internacionais são filmados na Hungria, principalmente em Budapeste.


A Progressive gostaria de mostrar não só os fatos nus e crus sobre a indústria do país, como também as opiniões pessoais de cineastas que já filmaram aqui.

A indústria cinematográfica da Hungria tem uma história centenária. Ela nos deu cineastas mundialmente famosos, como Adolph Zukor, o fundador da Paramount Pictures, e Micahel Curtiz, o diretor de Casablanca. Desde 2004, quando o governo aprovou o reembolso de 20+5 por cento para a produção de filmes (agora 25%), a cada ano mais e mais filmes internacionais são filmados na Hungria, principalmente em Budapeste.


A Progressive gostaria de mostrar não só os fatos nus e crus sobre a indústria do país, como também as opiniões pessoais de cineastas que já filmaram aqui.

James Flynn, Produtor Executivo

- diz James Flynn, produtor executivo do Os Bórgias. “[A filmagem] precisava ser na Europa porque é uma co-produção europeia-canadense e porque os filmes de época são tão bem feitos aqui. A Hungria foi a melhor locação pelo ponto de vista criativo e competiu com todas as outras no que se refere aos incentivos fiscais.” Flynn também mencionou que as barreiras linguísticas são raras porque “com algumas exceções, a equipe inteira fala inglês”.

Youtube conversations on The Borgias


Jeremy Irons, o protagonista do show, contou para um jornal húngaro que sempre adora vir para Budapeste porque é uma cidade incrivelmente amigável e eficiente para a produção de filmes. “Os estúdios são fantásticos, eles têm técnicos incríveis e eu sempre fui muito bem recebido e acolhido por todos” - disse o vencedor do Oscar.


Os incentivos fiscais não são a única razão pela qual os cineastas escolhem o nosso país: eles também ficam muito satisfeitos com as nossas locações. A histórica Avenida Andrássy se passou por Paris e Roma dos anos 70, no filme  de 2005 de Steven Spielberg, Munique, indicado a 5 Oscars.

Rick Carter, Designer de Produção

O designer de produção do filme Munique, Rick Carter, ficou muito satisfeito com Budapeste: “Essa rua de Budapeste — A Avenida Andrássy, em frente à Casa de Ópera — foi a melhor locação para se passar por Paris que encontramos. O que é interessante é que literalmente, em menos de uma quadra dali, estava a melhor Roma!”

Youtube making of munich

Carter também reforçou que a cidade oferece uma viagem de volta ao tempo: “A história se passa nos anos 70, na época após a Segunda Guerra Mundial, quando havia muita sujeira e pedregulhos nas ruas de Paris e Londres. Budapeste agora está em sua época pós-comunismo, então tem várias características parecidas com a da Europa Ocidental se recuperando da Guerra, no começo dos anos 70. Em Budapeste, nós conseguimos encontrar o visual de 30 anos atrás”.

Larry Garrison, Agente de Imprensa

O talento de Budapeste está em não só atuar como grandes cidades da Europa Ocidental, como Paris e Roma. Após o quinto filme da série Duro de Matar ser filmado em Budapeste, em 2012, o assessor de imprensa da produção, Larry Garrison, disse que Budapeste tem várias locações que fazem da cidade adequada para se passar por Moscou. Há bons estúdios, equipes experientes, produtoras locais, um governo cooperativo e um incentivo fiscal muito atraente.


Todas essas qualidades fazem de Budapeste uma locação de filmagem bastante popular.

Youtube Trailer for A Good Day to Die Hard

Terry Blyther, o Gerente de Locação da Produção, passou até mais de uma semana em Moscou procurando pelas locações adequadas, já que estavam considerando filmar na capital russa. No final, decidiram que realizar a produção em Moscou não seria nada prático, então Budapeste foi escolhida por oferecer a melhor combinação entre: “a atmosfera de Moscou, o espaço do estúdio, e os incentivos fiscais”.

Aaron Ryder, Produtor

A capital é tão versátil e flexível que pode também passar por locações americanas. Em 2011, John Cusack veio para Budapeste para filmar seu novo suspense O Corvo. “Quando eu penso em Baltimore 1849, eu não penso automaticamente, vamos para a Hungria”, disse o produtor Aaron Ryder.

Youtube the trailer of the raven

“Meu plano original era filmar em uma cidade da América do Norte onde houvesse uma parte antiga que pudéssemos aproveitar, como Nova Orleans, ou Montreal. Nós percebemos rapidamente que não seria custo-efetivo. Além disso, aquelas cidades velhas eram meio pequenas. As cidades americanas têm sido tão gentrificadas que seria um grande desafio encontrar todos os exteriores que precisávamos.” Budapeste proporcionou inúmeros prédios vintage para a equipe de filmagem, além de ruas de paralelepípedo e vistas sem torres de celular. “É uma parte do mundo que foi preservada, escapando de certo modo da gentrificação,” disse Ryder. “Quando James (McTeigue, diretor) e eu viemos procurar e avaliar as locações, nós fizemos um tour por tudo. Logo ficou claro qual seria o plano.”

Denise Di Novi, Co-Produtor

Além de encontrar ótimas locações, você também pode trabalhar com equipes técnicas excelentes na Hungria. Monte Carlo, um filme romântico que se passa em Paris, com Leighton Meester e Selena Gomez, foi filmado em Budapeste em 2010.

Youtube Trailer for monte carlo

A co-produtora de Monte Carlo, Denise Di Novi, cujos filmes anteriores incluem “Batman: O Retorno” e “Edward Mãos de Tesoura” — disse que o estúdio estava economizando milhões de dólares filmando na Hungria, em vez da França: “A Hungria tem equipes com a mesma competência que as de Hollywood, mas é muito mais barato filmar aqui”.

Helen Mirren, Atriz

Em 2010, cenas do filme de suspense A Grande Mentira, com Jessica Chastain e Helen Mirren, foram filmadas na nossa grande capital. A fantástica vencedora do Oscar, Helen Mirren, também falou muito bem do nosso país quando falou sobre  “As cenas  da Alemanha Oriental que filmamos na Hungria” e “A Hungria tem uma tradição fabulosa no cinema, então vocês têm ótimas equipes de filmagem aqui e locações muito interessantes.”


Os fantásticos e célebres atores, Brad Pitt e Robert Redford também vieram para Budapeste em 200. Eles filmaram o lendário thriller de Tony Scott, Jogo de Espiões. Segundo o próprio Tony Scott, eles decidiram filmar aqui porque a cidade parece mais com a Berlim dos anos 70 do que a própria capital alemã dos dias de hoje. “Ela [Budapeste] é um pouco enferrujada e desgastada, mais ainda assim linda”.

Annette Bening, Atriz

Indicada ao Oscar quatro vezes, Annette Bening também teve boas coisas a dizer sobre seu filme, Adorável Júlia, em Budapeste. “A equipe técnica húngara foi excelente: todos foram rápidos, flexíveis e precisos. Eles facilitaram muito o trabalho dos atores, o que é muito importante.”

Youtube trailer for being julia

A maioria dos atores que vem para em Budapeste para filmagens, tende a se apaixonar pela atmosfera e pelo visual da cidade. Viggo Mortesen, o famoso Aragorn, estava filmando seu filme Good em Budapeste. Ele disse numa coletiva de imprensa que Budapeste é um ótimo lugar para se andar por aí por causa de seus lindos prédios, incríveis cafés e museus. Ele disse que gostaria muito de voltar para passar as férias aqui.


Seu parceiro no filme, Jason Isaacs, disse durante a coletiva de imprensa que ele nunca tinha visto tanto interesse em uma equipe de filmagem como ele viu nos membros da equipe húngara durante a filmagem de Good.

Preparing download
Zipping files