Filmagem na Hungria
Budapeste, a Dublê do Mundo do Cinema
Filmes de Hollywood onde Budapeste se passou por cidades, como Paris, Berlim, ou Moscou.
Última atualização em May 21st, 2020
Última atualização em May 21st, 2020
Nas últimas duas décadas, a indústria cinematográfica de Budapeste tem crescido e, a cada ano, cada vez mais produções vem para Budapeste e para a Progressive Productions. Não é mera coincidência que cineastas do mundo inteiro escolhem Budapeste como locação para suas produções.
Budapeste tem características que permite que partes da cidade se passem por qualquer outra cidade europeia, como Berlim, Paris, Roma, Moscou, Viena, São Petersburgo, e a cidade consegue imitar até Buenos Aires. Budapeste já atuou como essas grandes cidades em vários filmes.
Nas últimas duas décadas, a indústria cinematográfica de Budapeste tem crescido e, a cada ano, cada vez mais produções vem para Budapeste e para a Progressive Productions. Não é mera coincidência que cineastas do mundo inteiro escolhem Budapeste como locação para suas produções.
Budapeste tem características que permite que partes da cidade se passem por qualquer outra cidade europeia, como Berlim, Paris, Roma, Moscou, Viena, São Petersburgo, e a cidade consegue imitar até Buenos Aires. Budapeste já atuou como essas grandes cidades em vários filmes.
A atmosfera nostálgica da cidade faz com que seja possível imitar quase qualquer cidade europeia com mínimas alterações.
Ação Pra Valer em Moscou
Várias cenas do quinto filme da franquia Duro de matar foram filmadas na capital da Hungria. O Bruce Willis encarou muitos perigos nas ruas de Budapeste, por exemplo nas esquinas da Avenida Andrássz, na Praça da Liberdade e na Praça dos Heróis.
Ele também deu umas pancadas em alguns russos e se envolveu em uma perseguição de carro na rua Baross. Além disso, ele explodiu algumas coisas atrás da nossa linda Ópera. Como o enredo se desenrola em Moscou, essas ruas se passaram pela capital russa. A atmosfera de Budapeste é bem parecida com a de Moscou e a da Rússia, o que é facilmente explicado pela semelhança entre as nossas histórias.
Budapeste também interpretou Moscou no filme Inferno Vermelho de 1988, estrelando Arnold Schwarzenegger e James Belushi. Nas escadas do Castelo de Buda, Schwarzenegger estava procurando por traficantes da máfia, enquanto na Casa de Banho Lukács ele estava dando uma surra nos vilões, como sempre.
A Progressive Productions filmou dois episódios de Assuntos Confidenciais, a série popular da USA Network, onde Budapeste também se passou pela grande Moscou.
Ação, História e Romance em Paris
No filme Munique de Steven Spielberg, que foi indicado a 5 Oscars em 2005, a histórica Avenida Andrássy se passou por Paris e Roma nos anos 70. O designer de produção de Munique, Rick Carter, disse que Budapeste é a cidade que mais lembra Paris de todas as que sua equipe já viu. Além disso, o Hotel Marriott de Budapeste foi usado como a locação de Londres, e o nosso estádio de futebol, Puskás Stadion, também apareceu como Munique nos anos 40.
Rick Carter estava até rindo do fato que na rua seguinte do set que se passaria por Paris, estava o set que se passaria por Roma.
Pode parecer estranho, mas o Robert Pattinson seduziu garotas nessas mesmas ruas. O filme Bel Ami, um romance de época no qual Pattinson interpreta um escritor charmoso que seduz moças como Uma Thurman, foi filmado nessas ruas, que dessa vez imitaram a Paris do século 19.
Passar-se por Paris é um dos maiores e mais famosos talentos de Budapeste. Os prédios românticos e antigos da cidade, assim como sua atmosfera nostálgica realmente lembram a Paris dos séculos 19 e 20. Na comédia romântica Monte Carlo, Budapeste também se passou pela capital francesa, dessa vez a Paris dos dias de hoje.
Cantando em Buenos Aires
Um dos primeiros longa-metragens americanos filmados em Budapeste foi o clássico de 1966 Evita, dirigido por Alan Parker. Quando interpretou a famosa atriz e primeira-dama argentina, Evita Duarte, Madonna cantou muitas canções do musical em várias locações de Budapeste, como a Avenida Andrássy o saguão de vidro da Estação Keleti e o imponente saguão de mármore do Palácio da Justiça.
Como a história do filme se passa em Buenos Aires, essas locações de Budapeste tiveram que imitar a Argentina. Esse filme é um ótimo exemplo da grande variedade de locações que Budapeste tem ao seu dispor.
Guerras e Espiões em Berlim
Em 2001, Brad Pitt e o célebre Robert Redford vieram para Budapeste para filmar o thriller inteligente de Tony Scott sobre um agente da CIA. Como você deve ter adivinhado, esse filme é o Jogo de Espiões.
A imagem das margens do rio Danúbio no centro de Budapeste aparece várias vezes nesse filme. Há a cena famosa quando Pitt e Redford estão discutindo em uma cobertura. Daquele teto é possível ver a nossa linda Sinagoga e os arredores da praça Astoria. O famoso centro mais badalado da cidade, Gozsdu udvar também apareceu. Todas essas locações se passaram por Berlim dos anos 70, nesse thriller fascinante.
O elenco do filme Good também aproveitou a atmosfera nostálgica da cidade.
Nesse filmo estrelando Viggo Mortesen como protagonista, a Estação Keleti se passou pela estação principal de Berlim nos anos 40, e foi decorada com suásticas nas cenas em que os nazistas capturaram o herói do filme.
Curiosamente, houve mais espionagem em Budapeste e a cidade de novo interpretou Berlim: Jessica Chastain, uma espiã no filme, estava procurando por um agente da Mossad na Estação de Trem Keleti, no filme de 2011, A Grande Mentira.
Budapeste também pode se passar pela Berlim do século 20 muito bem. Ambas as cidades sofreram a influIência do comunismo durante as últimas décadas do século 20, então o design dos prédios é bastante parecido. A única diferença é que a Berlim atual foi quase completamente renovada e remodelada, enquanto Budapeste manteve seu visual do século 20.
Amor na Época da Guerra na Bósnia
A Angelina Jolie fez sua estréia como diretora em 2011 com um filme filmado quase completamente na Hungria. Na Terra de Amor e Ódio é uma história de amor que acontece durante a Guerra da Bósnia.
Várias locações usadas para o set desse filme emocionante se passaram por lugares na Bósnia, como a Praça Rózsák, o lago de Városliget, a igreja de Santa Isabel, e muitos outros. Jolie escolheu Budapeste por causa das paredes bem desgastadas de alguns prédios da cidade, que ajudaram a formar uma imagem autêntica da Guerra da Bósnia.
Exorcismo em Roma
Em 2010 outro grande ator vencedor do Oscar estava filmando em Budapeste. Anthony Hopkins estava trabalhando em seu filme de terror, O Ritual, cuja história se passava em Roma. Naturalmente, as locações de Budapeste foram convincentes como a grande capital italiana.
Cenas importantes do filme se passaram no Castelo de Buda (o Palácio Real em Budapeste) e na Praça da Basílica (praça em paralelepípedo no coração de Budapeste) . Os cineastas usaram um dos mais fantásticos halls que Budapeste tem ao seu dispor, já que algumas cenas se passaram no magnífico e luxuoso hall do Palácio da Justiça .
Muitas Risadas em São Petersburgo
Woody Allen era conhecido por filmar quase exclusivamente em Nova York, mas ele abriu uma exceção em 1974 e escolheu Budapeste para filmar várias cenas de sua comédia A Última Noite de Boris Grushenko, estrelando Diane Keaton.
O filme se passava em São Petersburgo, durante a invasão napoleônica na Rússia. As cenas externas dessa comédia de guerra foram filmadas nas ruas antigas e medievais do Bairro do Castelo . Nossa histórica Casa de Ópera também se passou pela ópera de São Petersburgo no século 19.
Um Assassino em Série Solto em Baltimore
Budapeste pode se passar por qualquer cidade do mundo, não só as grandes cidades europeias.
Enquanto John Cusack estava interpretando Edgar Allan Poe no filme de James McTeigue, O Corvo, Budapeste estava interpretando a Baltimore do século 19, com a mesma autenticidade. A cena do baile foi filmada no Palácio da Justiça, enquanto a cena em que Cusack está procurando pelo assassino foi filmada em meio a arquitetura centenária da deserta rua Szobi. Para criar a atmosfera e o visual da Baltimore do século 19, a equipe de filmagem cobriu o chão com areia e trouxe carruagens puxadas a cavalos para às ruas.
Poucas são as cidades que conseguem interpretar tantos papéis como Budapeste. Budapeste pode não ser atriz, mas é convicente como Berlim, Paris, ou quase qualquer cidade do mundo. Além de Budapeste ser uma incrível ilusionista, quanto mais as pessoas a visitam e conhecem melhor a essa cidade maravilhosa, começam a reconhecer seu potencial e beleza. Assim, cada vez mais há a oportunidade de Budapeste interpretar a si mesma (como na série Royal Pains) .