SQLSTATE[HY000]: General error: 1021 Disk full (/tmp/#sql_78dd_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")

Indústria do Cinema

Filmes Gravados na Áustria

A Áustria como Locação de Filmagem para Hollywood

O filme mais conhecido mundialmente que foi rodado na Áustria deve ser A Noviça Rebelde (1965), estrelado por Julie Andrews. O cenário escolhido para o filme foi a segunda maior cidade da Áustria: Salzburgo. 50 anos após a filmagem, a equipe da Progressive teve a sorte de poder revisitar as cenas icônicas do filme com a própria Julie Andrews. Ao longo dos últimos anos, Viena, Salzburgo, e os Alpes têm atraído várias produções de Hollywood. Este artigo vai te contar um pouco sobre elas.

O filme mais conhecido mundialmente que foi rodado na Áustria deve ser A Noviça Rebelde (1965), estrelado por Julie Andrews. O cenário escolhido para o filme foi a segunda maior cidade da Áustria: Salzburgo. 50 anos após a filmagem, a equipe da Progressive teve a sorte de poder revisitar as cenas icônicas do filme com a própria Julie Andrews. Ao longo dos últimos anos, Viena, Salzburgo, e os Alpes têm atraído várias produções de Hollywood. Este artigo vai te contar um pouco sobre elas.

007 Contra Spectre (2015)

Locações: Sölden, Altaussee, Obertilliach


Restaurante aparece como uma clín restaurante Ice Q, localizado no pico de Gaislachkogl, o ponto mais alto do município de Sölden, na Áustria, é uma estrutura cúbica de vidro. No filme 007 Contra Spectre, o reica. Uma longa cena de perseguição de carros foi filmada em uma altitude entre 1377 e 2800 metros, em um trecho de 16km de estrada nas montanhas,  chamada de Ötztaler Gletscherstrasse (estrada geleira Ötztal), situada entre Sölden e a Ötztaler Gleccser.

Youtube

No filme, uma das Bond girls é sequestrada em um Jeep, e James Bond começa sua perseguição em um avião pequeno. O trecho de 16km da estrada geleira Ötztal foi fechado para a filmagem. Bond tem que fazer uma aterrissagem forçada, colidindo com uma pista de ski, destruindo uma cabine, e derrapando até finalmente parar.


Filmando a Cena: O avião que aparece no filme foi mantido em uma tenda porque nenhum hangar da região leste de Tirol era grande o suficiente para acomodar os aviões usados na cena. Para filmar essa sequência, foi necessário usar uma máquina limpa-neves e um trator para puxar o avião “derrapante” de volta para sua posição original. Para simular a colisão da aterrissagem, foram usados dois aviões em funcionamento, um no ar, e outro no chão, assim como vários modelos de aviões manipulados para representar o estado da aeronave após a colisão.

Youtube

Muitas cenas do filme foram gravadas nos arredores de Obertilliach, próximo a fronteira italiana, na região leste de Tirol. Um exemplo é a construção de um dos apartamentos de Bond, no resort de ski Gozentipp. Sobre as locações, Dave Bautista disse: “Tudo é muito surreal, parece uma pintura!”


O lago e a vila de Altaussee também foram usados como locação para várias cenas. Essa área é repleta de lindas casas de montanha e cabanas de caça, uma vez que era o local de férias favorito de muitos, durante a era imperial. Altaussee tem a maior mina de sal em funcionamento da Áustria, usada pelos nazistas para esconder mais de 6700 obras de arte, entre elas, obras de Michelangelo, Da Vinci e Rembrandt.

Youtube

O trecho de 20 minutos do filme que se passou na Áustria, trouxe mais de 100 milhões de turistas para o país. No primeiro dia de filmagem em Obertilliach, dois bezerros nasceram, e receberam os nomes de Daniel Craig e Lea Seydoux.

Youtube

Missão Impossível: Nação Secreta (2015)

Durante 20 minutos de filme, o repertório clássico da Orquestra Sinfônica de Viena marca sua presença. Peças de Puccini, Mozart, e Beethoven foram gravadas durante 2 dias no salão dourado do Clube da Música em Viena (Wiener Musikverein). Para o diretor Christopher McQuarrie, a cena é um clássico instantâneo. “Esses dois dias foram muito especiais para mim. Eu ouvi a melhor música, tocada pelos melhores músicos, no melhor salão que existe”, completou o diretor. Eles tiveram o maior cuidado para sincronizar cada movimento em quadro com a música, como se a partitura tivesse sido composta para o filme. Por exemplo, durante as partes dramáticas tocam durante cenas de ação, e melodias mais calmas tocam durante cenas mais misteriosas.

As estações de metrô Staatsoper e Schottenring foram cenários fundamentais para essa sequência. A maior parte das cenas de ação foram filmadas aos arredores e no teto da Casa de Ópera. Algumas foram gravadas dentro da Ópera, mas a maioria das cenas internas foram gravadas mais tarde, através de reconstruções. Essa sequência em Viena contou com uma equipe técnica de 300 pessoas e 1200 figurantes. Sem dúvida, essa foi a cena mais cara gravada em Viena nos últimos 30 anos.

Youtube

Youtube

A Dama Dourada (2015)

Os produtores de A Dama Dourada gostaram muito de filmar em Viena e ficaram mais que satisfeitos com a equipe austríaca. A veracidade era muito importante para os criadores. Como a história verídica na qual o filme se baseia, se passou em Viena, eles precisaram trazer sua produção para o local.

Youtube

Mais de 100 pessoas formaram a equipe técnica do filme, que também contou com milhares de figurantes. A Dama Dourada foi produzida pelo vencedor do Oscar, Harvey Weinstein, e estrelado por Helen Mirren, Ryan Renyolds e Daniel Brühl. As locações de Viena que podem ser observadas no filme são: a igreja de Santo Ulrich, Judenplatz, Rooseveltplatz, Kaiserwiese, o edifício do Parlamento, o Palácio de Belvedere, a Casa de Ópera, o Hotel Sacher, o Palácio Auersberg, e o Edifício da Academia de Belas Artes de Viena (Semperdepot).

Youtube

Um Método Perigoso (2011)

Esse drama de época, narrando o confronto entre Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, foi filmado em Viena, em locações como: o Palácio de Belvedere, e até na casa autêntica de Freud (hoje o Museu de Sigmund Freud). Até a escrivaninha original de Freud foi usada no filme.

Youtube

Jung tinha o hábito de trabalhar e estudar ao longo das margens do Lago de Zurique (Zürichsee), mas já que não seria possível filmar nesse local devido a sua arquitetura moderna, essas cenas foram filmadas no Lago de Constança (Bodensee). O Lago de Constança possui a arquitetura perfeira para produções de época, já que historicamente foi um grande centro cultural, e é o terceiro maior lago de água doce da Europa, perdendo apenas para o Lago Balaton, na Hungria, e para o Lago Léman, na Suíça.

Antes do Amanhecer (1995)

Esse filme se passa em Viena, do começo ao fim. Após se conhecerem no trem, um rapaz e uma jovem resolvem passear juntos pela cidade. Sua jornada começa e termina na estação ferroviária Westbahnhof. Eles visitam o  Cemitério dos Sem Nome (Friedhof der Namenlosen), onde a protagonista, Celine, fala sobre uma menina de 13 anos, chamada Elizabeth ao ver sua lápide. Eles partem para o centro da cidade, indo da Praça Albertina para o Palácio Schwarzenberg.

Paradas

1. Estação Westbahnhof: Aqui Jesse e Celine desembarcam e começam seu passeio por Viena.

2. Ponte Zollamtssteg: O casal encontra dois estranhos nessa ponte, que os convidam para o teatro, onde a peça conta a história de uma vaca.

3. Praça Maria Theresien: Eles passeiam ao longo da praça.

4. Roda Gigante: Onde Jesse e Celina dão seu primeiro beijo.

5. O Canal do Danúbio (Donaukanal): Celina e Jesse encontram um poeta e o desafiam a escrever um poema com a palavra “milkshake”.

6. Café Kleines: Aqui eles tomam seu primeiro café juntos e conhecem uma vidente que lê a mão de Celine e diz que os dois são estrelas.

7. Igeja Maria am Gestade: Jesse e Celine conversam

8. Café Sperl: O casal toma outro café juntos, e simulam uma conversa de telefone na qual Jesse finge ser a amiga de Celine, com quem ela deveria ter ido almoçar aquela tarde.

9. Museu Albertina: Da varanda do museu, eles  observam o sol se pôr.

10. Barco Johann Strauss no Canal: Aqui Jesse e Celine falam sobre se despedir.

11. Nossos protagonistas bebem uma garrafa de vinho no parque, e depois voltam para Albertina, onde Jesse recita um poema.

12. Estação Westbahnhof: Eles retornam à  estação onde sua jornada começou, e prometem se encontrar no mesmo lugar, em 6 meses.

Encontro Explosivo (2010)

18 minutos desse filme, estrelado por Tom Cruise e Cameron Diaz, se passam em Salzburgo. Linzergasse,o Rio Salzach, o Hotel Stein, a Catedral de Salzburgo, e Max Reinhardt Platz podem ser vistos no filme. O que deu um trabalho enorme durante a produção foi manter os fans e os paparazzi fora do set. A Cameron Diaz disse: “Quando estávamos filmando cenas com armas , dava para ouvir o som de tiros pela cidade inteira, já que Salzburgo é uma cidade bem pequena. Foi incrível, parecia que a cidade inteira estava sendo bombardeada por helicópteros!”.

And many more...

Até os dias de hoje, várias produções são filmadas na Áustria, principalmente porque o governo austríaco tomou medidas para tornar o país mais acessível para as produções cinematográficas, até mesmo as de grande escala. Eles querem poder oferecer as melhores oportunidades para as produções.

Preparing download
Zipping files