Gravação na Áustria
Contratação de Equipe de Filmagem na Áustria
A Disponibilidade e Experiência de Profissionais, assim como seus Termos e Condições de Trabalho
Última atualização em February 4th, 2021
Última atualização em February 4th, 2021
Nos últimos anos, a Áustria se tornou uma das locações favoritas, de maior procura da Europa, graças às suas locações exclusivas e infra-estrutura fantástica. Recentemente, muitas super-produções de Hollywood vieram para cá, como: 007 Contra Spectre, Missão Impossível - Nação Secreta, e A Dama Dourada, todos parcialmente filmados na Áustria.
As locações de filmagem urbanas da Áustria são de alto prestígio, em parte por causa de sua beleza incomparável, mas também por ainda não terem sido tão utilizadas em produções. Os cenários naturais são particularmente vantajosos por conta de sua estrutura excepcional. Além disso, quando se trata de orçamento, essas locações podem competir em escala global.
Mesmo assim, não se pode dizer que a Áustria é um grande centro para a produção de filmes, já que o país não atende com grande frequência as produções internacionais. Quando as produções estrangeiras viajam para cá, é principalmente por causa das locações inimitáveis da Áustria. Por isso, durante o planejamento da pré-produção, a pergunta que surge é: qual é a qualidade e quais são os tipos de profissionais disponíveis na Áustria para filmagens?
Nos últimos anos, a Áustria se tornou uma das locações favoritas, de maior procura da Europa, graças às suas locações exclusivas e infra-estrutura fantástica. Recentemente, muitas super-produções de Hollywood vieram para cá, como: 007 Contra Spectre, Missão Impossível - Nação Secreta, e A Dama Dourada, todos parcialmente filmados na Áustria.
As locações de filmagem urbanas da Áustria são de alto prestígio, em parte por causa de sua beleza incomparável, mas também por ainda não terem sido tão utilizadas em produções. Os cenários naturais são particularmente vantajosos por conta de sua estrutura excepcional. Além disso, quando se trata de orçamento, essas locações podem competir em escala global.
Mesmo assim, não se pode dizer que a Áustria é um grande centro para a produção de filmes, já que o país não atende com grande frequência as produções internacionais. Quando as produções estrangeiras viajam para cá, é principalmente por causa das locações inimitáveis da Áustria. Por isso, durante o planejamento da pré-produção, a pergunta que surge é: qual é a qualidade e quais são os tipos de profissionais disponíveis na Áustria para filmagens?
A indústria cinematográfica local tem uma presença fortíssima em séries de TV e documentários, portanto é muito fácil encontrar profissionais nesses campos que trabalham diariamente com esse tipo de produção. Além disso, há produtoras locais, através das quais é possível encontrar a equipe e os equipamentos necessários para realizar esse tipo de produção, sem contar que a Áustria também oferece estúdios de iluminação e pós-produção de primeira qualidade. A maioria dos membros da equipe técnica tem experiência internacional; é bastante comum para eles ganhar experiências fora do país primeiro, e depois encontrar seu lugar na indústria cinematográfica da Áustria. Vários deles têm o inglês fluente, ou em um nível alto. É muito difícil encontrar alguém na equipe que não domine pelo menos o inglês básico.
Ao montar uma equipe de filmagem, é muito útil saber que os países vizinhos acabam vindo a calhar, com suas fortes indústrias cinematográficas, como as da Hungria ou da Alemanha. É possível obter, dos países vizinhos, equipes de filmagem ou quaisquer equipamentos técnicos que estejam faltando, mas é importante lembrar que as equipes estrangeiras devem seguir as regras dos sindicatos austríacos de cineastas, uma vez que estejam trabalhando na Áustria.
Aluguel de Câmeras e Equipamentos de Iluminação
Há duas regiões que se destacam quando se trata da locação de câmeras e equipamentos de iluminação: Viena e Innsbruck (em Tirol).
A região de Tirol é melhor para encontrar empresas de locação de equipamentos com soluções mais econômicas, e ideal para produções de menor escala. Elas fornecem, principalmente, profissionais e equipamentos para documentários, séries de TV, e vídeos publicitários.
Para produções internacionais de maior escala, é melhor entrar em contato com as empresas de Viena ou Munique, que podem oferecer uma variedade muito maior de equipamentos. A vienense ARRI Rental, a Ernst Dangl, e a Peter Dopplinger, são empresas que lidam com locações de equipamento. Todas elas possuem uma grande disponibilidade de câmeras, maquinarias e aparelhos eletrônicos, que podem satisfazer as necessidades até dos comerciais de TV com grandes orçamentos. É importante citar que as empresas austríacas geralmente completam o que está faltando em seu estoque com ajuda da Alemanha. A ARRI Rentals, de Viena, trabalha em estreita colaboração com a indústria cinematográfica de Munique, para poder oferecer tudo o que você pode precisar.
A Áustria tem a seu dispor excelentes equipamentos de maquinaria e efeitos especiais. Muitos acessórios técnicos estão disponíveis e podem ser utilizados para obter incríveis movimentos de câmera em montanhas, às margens dos rios, ou em áreas florestais. Por exemplo, há armações para carros, helicópteros, ou até suportes que conectam a câmera a cordas amarradas entre árvores. Além de equipamentos de maquinaria, há uma grande variedade de equipamentos pirotécnicos prontos para o uso, e a disponibilidade de dublês para produções. Profissionais locais já trabalharam em filmes americanos como 007 Contra Spectre, e À Beira Mar, escrito e dirigido por Angelina Jolie.
Departamento de Arte
Em Viena é muito fácil encontrar diretores de arte e designers de produção com muita experiência e criatividade, não só por causa da cultura cinematográfica do país, mas graças à forte presença do teatro e da ópera na capital. Uma organização independente forma um grupo com os melhores profissionais da Áustria.
Na Áustria, há muitas lojas de objeto de cena acessíveis. Algumas são completamente digitalizadas e possibilitam que o aluguel de objetos seja feito através de reservas em seu site. Há duas grandes empresas de objetos de cena em Viena que podem oferecer tudo o que uma produção pode precisar, como móveis de verdade, ou cenográficos.
Além de objetos de cena, o aluguel de figurino pode ser organizado com muita facilidade. Por exemplo, uma das maiores empresas de aluguel de figurino e fantasias tem 250 mil roupas de todas as épocas, prontas para uso. Fora o aluguel de roupas, há figurinistas e estilistas austríacos muito talentosos, que trabalham como profissioinais liberais, e estão disponíveis para contratação.
O departamento de cabelo e maquiagem da Áustria também tem padrão de qualidade internacional. Prova disso é o fato de que produções do mundo inteiro que filmam na Áustria, usam principalmente maquiadores e cabeleireiros austríacos. A artista mais reconhecida nessa área é Daniela Skala, que também faz maquiagens de efeitos especiais e já trabalhou em filmes como O Grande Hotel Budapeste, Missão Impossível - Nação Secreta, e Caçadores de Obras-Primas.
Elenco e Casting
Muitas agências de casting e agências de modelo oferecem e representam atores e modelos para a filmagem de comerciais, séries de TV e filmes.
Através da divulgação das agências de casting, centenas de figurantes, assim como pessoas com aparência ou talentos específicos podem ser providenciados para produções.
Se, por acaso, não houver uma quantidade suficiente de algum tipo de talento, modelos e atores húngaros podem ocupar as funções restantes. A diversidade de rostos do elenco da Hungria, assim como seus dublês mundialmente reconhecidos, podem, a qualquer momento, oferecer apoio durante uma produção na Áustria. Como a Progressive tem um escritório na Hungria, assim como na Áustria, nós podemos providenciar modelos e atores com muita facilidade.
A Defesa dos Interesses dos Cineastas e seus Contratos Coletivos
De maneira bem típica, a Áustria criou sindicatos representativos para o desenvolvimento e a preservação dos direitos dos cineastas.
A Associação de Cineastas Austríacos une os sindicatos de cinema do país, com o objetivo de transformar a Áustria em um grande, e atuante, centro da indústria cinematográfica, e melhorar as condições político-culturais, sociais, e financeiras dos profissionais austríacos que trabalham na indústria de filmes e televisão.
Diretores (ADA), atores (VÖFS), diretores de fotografia (AAC), documentaristas (dok.at), e maquiadores (VFMÖ), todos tem suas próprias associações, que consideram importantíssima a colaboração com outras uniões de interesse comum, seja em projetos nacionais ou internacionais, ou até em eventos rotineiros.
Os sindicatos de cinema da Áustria, como a Organização Profissional da Indústria de Cinema e Música, e younion_Die Daseinsgewerkschaft, tem um papel importante no mercado de trabalho austríaco. Seu papel é muito mais influente do que o de outras uniões em outros países.
Além de representar os interesses dos trabalhadores, os sindicatos fazem negociações anuais com seus empregadores sobre a proteção de seus direitos, de acordo com os contratos coletivos. Tudo o que está escrito nos contratos coletivos dos cineastas (por exemplo, regras quanto ao pagamento e jornada de trabalho) deve ser seguido por qualquer produção na Áustria, sem exceções.
O piso salarial do contrato coletivo define o salário mínimo do trabalhador. Empregar alguém e pagar abaixo desse valor é proibido por lei. A norma obrigatória dita que a jornada de trabalho para cineastas é de 40 horas por semana, sujeita à mudanças expressas em acordos individuais. Um dia de trabalho corresponde a uma jornada de 8 horas, sem intervalo para almoço, que pode durar até uma hora, dentro da qual também são descontadas outras pausas. Há flexibilidade com relação a jornada de trabalho, mas, no contrato coletivo, há cláusulas relativas à remuneração de horas extra que devem ser cumpridas.
Ao final de uma jornada de trabalho normal, o pagamento das duas primeiras horas extras de trabalho correspondem a 50% a mais do que o pagamento original por hora. Após mais de duas horas extra de trabalho, o trabalhador tem direito a um pagamento adicional de 100%. Para trabalhos antes das 6 da manhã, ou durante a noite, após o final do expediente, o empregador é obrigado a pagar a compensação de 100%, além do pagamento original do trabalhador. Isso também vale para trabalhos durante os sábados após a quinta hora de trabalho, e para os domingos e feriados nacionais, quando o empregador deve compensá-los com um repouso remunerado compulsório.
Há também leis especiais que regulam a remuneração a ser paga pelo deslocamento dos trabalhadores durante a filmagem. As viagens a serviço são assim consideradas quando o funcionário trabalha mais de três horas longe de sua locação de trabalho original. Caso a viagem seja por trem, as horas passam a contar desde o momento em que o trem sai da estação até o momento que volta para a estação. Caso a viagem seja de carro, contam-se as horas desde a saída do local de trabalho até a hora de chegada no mesmo lugar.
Observação Adicional
A Áustria não é o país das produções de última hora, não só por causa dos prazos que devem ser cumpridos (por exemplo, o prazo de obtenção da licença para filmagem), mas também porque a produção depende da contratação da equipe técnica. Resolver filmar de um dia para o outro é praticamente impossível. O ideal, para um comercial de maior escala, é ter pelo menos 4 semanas de preparo. Dentro desse período, todas as licenças poderão ser garantidas, assim como a melhor equipe técnica disponível para a produção.