SQLSTATE[HY000]: General error: 1021 Disk full (/tmp/#sql_78dd_0.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device")

Gravação na Áustria

Filmando nos Alpes

Recomendações Para Filmagens em Locações Acima de 3000 Metros

O inverno reina 365 dias ao ano nas áreas dos majestosos Alpes Austríacos, situados em uma altitude de mais de 3000m. Assim, esses lindos picos cobertos de neve são o lar de incontáveis pistas de esqui. Essas montanhas nevadas formam uma vista estonteante, em qualquer época do ano. Então não é à toa que são um dos locais mais populares para filmagem da Europa Central.


Os Alpes pertencem a uma grande cordilheira europeia que se estende por 7 países (Eslovênia, Áustria, Itália, Suíça, Liechtenstein, Alemanha e França). A Áustria fica localizada nos Alpes do leste, que são cheios de vales criados por rios, como o Inn, o Enns, o Mura e o Drava. Os vales dos rios são importantes como rotas de transporte. O Rio Inn, por exemplo, tem origem na Engadina Suíça e flui até Innsbruck, a capital da província de Tirol, em seu percurso de 510km até o Rio Danúbio.

O inverno reina 365 dias ao ano nas áreas dos majestosos Alpes Austríacos, situados em uma altitude de mais de 3000m. Assim, esses lindos picos cobertos de neve são o lar de incontáveis pistas de esqui. Essas montanhas nevadas formam uma vista estonteante, em qualquer época do ano. Então não é à toa que são um dos locais mais populares para filmagem da Europa Central.


Os Alpes pertencem a uma grande cordilheira europeia que se estende por 7 países (Eslovênia, Áustria, Itália, Suíça, Liechtenstein, Alemanha e França). A Áustria fica localizada nos Alpes do leste, que são cheios de vales criados por rios, como o Inn, o Enns, o Mura e o Drava. Os vales dos rios são importantes como rotas de transporte. O Rio Inn, por exemplo, tem origem na Engadina Suíça e flui até Innsbruck, a capital da província de Tirol, em seu percurso de 510km até o Rio Danúbio.

Grossglockner, O Percurso Até o Pico Mais Alto da Áustria

Tirol é conhecida principalmente por seus campos floridos, mas o ponto mais elevado da Áustria fica exatamente nessa região. Os Alpes Tauern abrigam o cume Grossglockner, de 3798 metros de altura, que fica aos pés da maior geleira dos Alpes do leste, a Pasterze, cujos 9km podem ser atravessados através do “trem das geleiras”.


Uma das rotas mais cênicas dos Alpes Tauern é a Grossglockner Hochalpenstrasse (Estrada Alpina de Grossglockner) . Os 48.3km dessa longa estrada alpina ligam Brücke, em Salzburgo, com a Heiligenblut, na Caríntia. Suas 36 curvas e elevação de 2504 metros proporcionam um cenário natural extraordinário. Na metade do caminho, a estrada alcança um pico de mais ou menos 2000 metros, mas por ser larga, com pavimento de alta qualidade, o caminho é considerado muito seguro. Além disso, suas descidas geralmente diminuem em altura apenas 10% por vez. Graças a sua vista fantástica e ótimas condições para a condução de veículos, a Estrada Alpina não é apenas popular como atração turística, mas também como local de filmagem.

A estrada Grossglockner High Alpine que passa por cenários encantadores é muito popular para filmagens

Um dos aspectos negativos dessa região é o tempo imprevisível, que prejudica a visibilidade devido à neblina. Planejar a visita com antecedência pode ser difícil, já que pode estar chovendo muito em Salzburgo, enquanto o tempo está ensolarado no lado da Caríntia. É importante ressaltar que as mudanças na elevação podem complicar as filmagens, a não ser que helicópteros ou drones sejam utilizados. Apesar disso, após atravessar o túnel Hochtor no pico mais alto da Estrada Alpina de Grossglockner, você encontrará condições climáticas mais amenas, típicas da Caríntia.

Youtube

Essa rota engloba 1.800km² do segundo maior parque nacional da Europa: O Parque Nacional do Alto Tauern. Essa área possui locações fantásticas para filmagem nos arredores de Grossglockner. Por exemplo, lindos prados alpinos com leves inclinações, formações rochosas, cachoeiras, formando uma experiência visual magnífica.

Krimml Waterfalls P1260959 Com uma altura total de 380 metros (1,247 pés) as Cataratas Krimml, estão localizadas no Parque Nacional Hohe Tauerne e é a maior queda d’água da Áustria

Já que o parque está localizado no Vale Rauris, as condições meteorológicas são imprevisíveis, e às vezes, você pode observar características de todas as quatro estações em um único dia. Se não houver brisas ou vento, o vale tem um ar de verão, mas se você alcançar a elevação de 3000 metros, é possível sentir ventos com força de furacões.

KaprunStauseen6 A barragem Mooserboden tem 107m de altura por 500 de comprimento e fica localizada a uma altitude de 2036m em Hohe Tauern

Essa estrada cênica fica aberta desde o final de maio até o começo de outubro e filmar no Parque Nacional do Alto Tauern só é possível com a presença de uma equipe de funcionários de segurança.

A Geleira Hintertux, Onde É Inverno Mesmo Quando É Verão

O esqui é o esporte nacional da Áustria e os Alpes austríacos são o lar de 7200km de pistas de esqui , que contam com 260 empresas de teleféricos. A época mais fria do ano é entre o final de dezembro até o final de janeiro, quando não é surpresa encontrar 20 centímetros de neve até nos vales. A época com melhores condições para esquiar é fevereiro, e no final dos mês, quando há cada vez mais sol, o que faz com que a neve comece a derreter em março. Em elevações acima de 3000 metros, a temperatura tende a ficar por volta de 0 graus e a neve pode estar presente o ano inteiro.

A Geleira Hintertux é onde fica um dos resorts de esqui mais populares da Áustria, graças à sua altitude de 3250 metros, proporcionando a oportunidade de esquiar o ano inteiro. Em 2009, foi considerada “a melhor geleira do mundo para esquiar.” Dos 86km totais de pistas de esqui, 23km são pistas fáceis, 47km são intermediárias, e 16km são avançadas. 18km dessas pistas estão disponíveis para esquiar mesmo no verão. Essas pistas contam com 21 teleféricos altamente resistentes.


Uma característica interessante dessas montanhas é o “Gletscherbus”, um teleférico firme o suficiente para transportar pessoas até o pico de 3250 metros, mesmo sob as condições climáticas mais adversas. Os “ônibus” Gletscherbus usam três cabos de via dupla, e geralmente percorrem cerca de 1413 metros em 5:23 minutos, carregando 3281 pessoas por hora, com uma velocidade de 6 metros por segundo, com uma carga útil de 4220kg. Esses “ônibus” funcionam a partir das 8:15 da manhã até as 4:30 da tarde.

A mais nova atração da Hintertux é um palácio natural de gelo. Perto do cume da geleira, a 3250 metros de altura, fica o mirante de Gefrorenen Wand (Muro Congelado), onde é possível ver uma caverna natural de gelo. Além das várias formações de gelo (câmara de cristal, capela de gelo), o palácio de gelo de 15 metros de altura é a atração mais popular.

Perigo nos Alpes


Os Alpes austríacos são famosos tanto por serem lindos, como por serem perigosos. As áreas mais finas e limpas da atmosfera permitem que uma quantidade maior de raios UV passem. Esses raios são então refletidos pela neve, e são fortes mesmo durante uma neblina. Há o grande risco de desmoronamento nas regiões rochosas dos Alpes. Quando o clima é mais ameno, o sol derrete as muralhas rochosas congeladas, que congelam novamente à noite, fazendo com que os muros enfraqueçam com o tempo.


O vento nas áreas cobertas por neve podem criar cornijas, que podem se estender por 6 ou até 8 metros, e que podem desmoronar facilmente. Crevasses (aberturas naturais nas geleiras) dificultam o percurso pelas geleiras, e muitas vezes é preciso fazer grandes desvios para evitá-las.

As avalanches representam o maior perigo nas pistas de esqui. Na Europa, o risco de avalanche é medido através de uma escala de 5 níveis: 1 (Baixo) A neve está bem estável, 2 (Moderado) Em algumas pistas a neve está apenas razoavelmente estável, 3 (Considerável) Em várias pistas a neve está apenas razoavelmente estável ou fragilmente estável, 4 (Alto) Na maioria das pistas a neve não está estável e 5 (Muito Alto) A neve está, em grande parte, instável.

Equipamento de Filmagem

Há muitos acessórios úteis que podem amenizar as dificuldades de filmar nos Alpes, como aparelhos para carros e helicópteros, ou drones, que são fáceis de se obter hoje em dia.

A Áustria tem regras e regulamentos diferentes dependendo do tipo e do tamanho do drone.

As autoridades dividem os drones em duas categorias: o peso máximo dos drones que é permitido para as filmagens é 150kg e o drone deve permanecer no campo de vista, e não pode voar mais alto do que 150 metros. Antes de usar o equipamento, você deve registrá-lo no AustroControl (a autoridade que regula os espaços aéreos), que emitirá a permissão de uso após realizar testes técnicos nos drones.

Durante os testes técnicos, de acordo com seu peso e área de vôo, eles avaliam os drones aceitos em quatro categorias. Assim, eles determinam os termos e condições que cada drone de determinado peso deve seguir ao voar sobre uma determinada área (categorizada de acordo com o povoamento da área).

De forma geral, os drones usados para filmagem pesam entre 25 e 150kg. Para voar um drone sobre uma área não-povoada, é preciso providenciar às autoridades: uma descrição da nave desconhecida, informações sobre seu modo de operação e uma foto do drone. Para que possam se assegurar da fiabilidade do funcionamento do drone, o seguro do piloto, assim como seu certificado oficial, sua identidade e fotografia devem ser verificados. Mas se deseja voar o mesmo drone sobre uma área povoada, você também precisa apresentar um relatório de ruído, assim como a autorização do piloto, um documento de identidade do piloto com foto, assim como um atestado médico e prova de seu conhecimento sobre as regulamentações do tráfego aéreo.

Além disso, é claro, as condições gerais de uso devem ser seguidas. Por exemplo, o uso de drones em áreas industriais densamente populadas é expressamente proibido e qualquer dano causado é responsabilidade do dono da máquina. Hoje em dia, cada vez mais cineastas estão usando drones em vez de helicópteros, por serem simples mais baratos. É importante lembrar que o uso de drones sem autorização e não declarados está sujeito a uma denúncia à polícia e uma multa de até 22 mil euros.

A Missão de James Bond em Sölden

A alta temporada de esqui chega ao fim, na maioria das regiões, no final de abril. No entanto, os Alpes ainda são o local perfeito para a prática de vários esportes, como escalada, parapente, canoagem, rafting, canoagem e caiaque. Já que pode nevar até em abril, os resorts de esqui se transformam em fantásticas locações de filmagem assim que a alta temporada de turismo termina. Nos Alpes de Venoste, onde o filme de 2015, 007 Contra Spectre foi filmado , fica a maior cadeia de montanhas dos Alpes do leste, por causa do Wildspitze (3774 m) e Similaunnal (3607m), e continua com neve durante o ano inteiro. Vários locais dos Alpes de Venoste receberam destaque na filmagem de 15 dias da parte alpina do filme de James Bond.

Youtube

Uma cena de perseguição foi filmada no trecho de 16km da Ötztaler Gletscherstrasse, desde Sölden até as geleiras de Ötztal (1377 - 2800 m). Uma casa foi construída e em Obertilliach, no resort de esqui Golzentipp, e depois foi destrúida na cena.


Filmar a cena de perseguição foi muito difícil porque somente uma estrada dava acesso à montanha, com muitas curvas, algumas bem acentuadas. Sem contar que o local estava coberto de gelo e neve. A equipe trabalhou com 9 câmeras, uma das quais foi posicionada em um helicóptero, outra em um carro, e 7 estrategicamente espalhadas pelo terreno. Nos bosques, as câmeras foram colocadas entre árvores, através de cabos. 30 pistas de esqui e a estrada e o túnel que davam acesso às geleiras foram fechados para a filmagem da cena.

Youtube

O restaurante Ice Q, a estrutura de vidro com formato de cubo, no topo do Gaislachkogl, estrelou no filme como uma futurista clínica particular. O restaurante ficou fechado para o público por um mês por causa da produção. Além disso, múltiplas filmagens aéreas foram realizadas por helicópteros.

Essas sequências de ação exigiram muito planejamento logístico, e as acomodações da equipe técnica e do elenco foram uma grande parte da filmagem, já que eles precisaram encontrar um lugar discreto, e também  de fácil acesso. Durante a filmagem da cena de perseguição, a equipe e o elenco, no total quase 600 pessoas, ficaram hospedadas no Almwellness, um hotel em Tuffbad. A estrela do filme, Daniel Craig, ficou hospedado no Bergland Hotel em Sölden.


Durante a filmagem no Lago Altaussee, a equipe de 300 pessoas ficou hospedada no Hotel Seevilla. O lago e a cidade, famosa por suas vilas da era imperial, serviram como locações para diversas cenas do filme.

Preparing download
Zipping files